Síndrome do Intestino Irritável
- Andrea Oliveira
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. Mudanças na alimentação ajudam a prevenir as crises.

Síndrome do cólon irritável é um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre (constipação) presentes pelo menos durante 12 semanas (consecutivas ou não).
O diagnóstico é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Ele deve ser bastante cuidadoso, porque algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável.
Recomendações para lidar com a síndrome do intestino irritável
Faça uma lista dos alimentos que possam estar associados ao aparecimento das crises e evite-os;
Adote dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas cuidado com os vegetais que aumentam a produção de gases, como repolho, couve-flor, batata doce, feijão, entre outros;
Evite ingerir bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
Procure não mascar chicletes nem chupar balas que contenham sorbitol;
Mantenha um programa diário de exercícios físicos;
Não fume;
Não despreze o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas (relaxamento, por exemplo) podem trazer aos portadores da síndrome.
Uma dieta baseada no consumo de alimentos com baixo teor de FODMAPs pode ser uma boa opção.
Procure um nutricionista para uma avaliação do seu caso e para orientções individualizadas.
Dra Andrea P Oliveira
Nutricionista
CRN 04 25100179
Comments